domingo, 8 de janeiro de 2017

Risoto de Abóbora com Cebola Roxa... feito com leite de inhame e arroz integral

O arroz integral já estava pronto, tinha sido feito com talos de couve...
Embora quisesse um jantar levinho e sem carnes, esse arroz estava muito sem-gracinha, e isso era uma coisa que não queria de forma alguma!
Abri a geladeira e fui pesquisar ingredientes para dar o tchan que eu queria... achei o inhame e pensei logo num risoto, mas o leite de inhame só dá a cremosidade, tipo um creme de leite, requeijão... Foi aí que encontrei a abóbora! 
"Humm será que dá certo?", pensei...
Lembrei da cebola roxa...e aí o risoto já estava idealizado, era só colocar o queijinho parmesão e pronto...

Ingredientes
pedaços de abóbora cortados 
1 inhame médio
2 cebolas roxas (daquelas tipo bolinha, pequenas)
manteiga
azeite
arroz integral já pronto
sal 
queijo parmesão (de boa qualidade) para ralar na hora... nada de parmesão de pacotinho!
vinho (uns 2 dedinhos mesmo... usei o tinto porque não tinha o branco)
champignons (opcional)

Como eu fiz:
Coloquei o inhame (médio) numa panela para cozinhar. Com casca mesmo.
Coloquei a abóbora em outra, para cozinhar.

Quando o inhame ficou pronto, descasquei e bati, num mixer, com 1 copo de água filtrada. Não usei a mesma água do cozimento porque, como já disse, cozinhei com a casca mesmo... sinto muita coceira na mão quando descasco o inhame! Reservei o "leite do inhame". Mostrei, com detalhes, como faço nesse post aqui!

Quando a abóbora ficou pronta, reservei. Reserve, também, a água desse cozimento... você vai utilizá-la!

Refoguei a cebola roxa com azeite e manteiga (se quiser usar ghee é melhor ainda!).

Acrescentei um pouco de vinho, uns dois dedinhos mesmo... Não tinha vinho branco, aí usei o tinto...
Acrescentei os pedaços de abóbora, para pegarem o gostinho, né?! 
Joguei tudo num mixer para fazer o "creme de abóbora"... 
Depois de pronto, misturei ao arroz...
Se quiser, acrescente champignons cortadinhos e queijo...
 E adicionei o leite de inhame...
Se achar que está muito espesso, adicione, aos poucos, a água do cozimento da abóbora. 
Sempre coloco um pouco do queijo parmesão ralado no arroz ainda na panela... gostamos muuuuuito!

Coloquei dois pedacinhos da abóbora, queijo ralado e azeite para finalizar...eu sei que exagero no azeite...
Servi numa cumbuquinha que acho muito fofa, acompanhada de batatas fritas com tomilho, "fritas" na airfryer, que amamos!
 Essas cumbuquinhas são do Makro, tem um tempinho que compramos, por isso, não lembro o preço, mas acho que custou menos de R$ 5,00 cada uma, e cabe bastante coisa!

Fiz outros risotos com o leite de inhame também, o link é esse aqui!

Arrumando a mesa...
a ideia nem era colocar a toalha toda, só ia pegar os joguinhos americanos de tricô. Falei deles aqui nesse post!

Enquanto procurava, encontrei essa toalha linda que minha mãe havia comprado pra mim, mas que, até aquele momento, eu estava na dúvida se tinha gostado ou não... quando vi que as cores do jogos de tricô eram das cores das flores da toalha eu me apaixonei!!
Aí tive que dar uma complementadinha com minha aquisição decorativa da Conforama, de Paris. Mostrei as comprinhas dessa viagem nesse post aqui!

E acho que a cor combinou muito, também! Achei muito alegre!
Essa "toalha" não foi comprada pronta, na verdade, é um tecido chamado Gorgurão Belize (70% algodão e 30% poliéster) da Döhler , que é uma marca muuuuuito boa e muito conhecida! Como é um tecido encorpado, é usado, basicamente, para decoração mesmo... No meu caso, foi só comprar o tamanho que queria e fazer bainha.
Ele foi comprada na loja Caçula, em Niterói. Mas eles não vendem on line, nem mostram os tecidos pelo site. Então, caso você se interesse por tecidos desse tipo, uma olhadinha no site da Casa Pinto, link aqui, porque eles vendem on line. O preço não deve ter sido muito diferente disso, porque já tem um tempinho e eu não lembro bem...

Claro que meu noivo riu quando viu a mesa arrumada, pra variar... ele não se liga muito nessas coisas do enxoval... mas gosta quando a mesa arrumadinha, e quem não gosta, né?!
Compramos esses porta copos em Malta, numa lojinha de gifts, falei deles nesse post aqui .

Infelizmente, estava com muita preguiça para fazer uma sobremesa e tivemos que apelar para o que já estava pronto: o industrializado Sorvete com Nutella e splits de Chocolate Belga!
Me apaixonei por esse pote de Nutella, é o mais lindo que já vi! Mais um pra nossa coleção... porque colecionamos esses potes decorados e com tamanhos diferentes!
Ahh esse foi comprado em Portugal, não sei se é vendido no Brasil.

E assim foi nosso jantarzinho, leve e decorado...

Bj pro Risoto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...