sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Chá da Casca da Laranja - muito bom para a saúde e ainda auxilia no emagrecimento! Orange Tea!

Não sou muito chegada em suco, na verdade, até consigo tomar, mas não acho saboroso como acontece com muitas pessoas... só gosto da limonada, de suco de abacaxi e aquele integral de uva.
Mas descobri que gosto de chá! Adoro chá da casca do abacaxi!
O chá da casca da fruta tem um outro ponto positivo: é quase de graça! Pois, muitas vezes, jogamos todas essas cascas fora!

Pesquisando receitas de chá de casca de fruta, encontrei a receita do Chá de Limão e o da Casca da Laranja.
Resolvi testar o da casca da laranja e não é que fiquei apaixonada?!

Com relação às quantidades, a receita é só uma referência, pois vai variar muito de acordo com seu paladar: sabor mais forte ou mais fraco. Preferi fazer mais fraco.

É bem simples de fazer...  

Ingredientes
1 litro de água filtrada
Casca de meia laranja
Mel para adoçar

Modo de Fazer
Coloque a água para ferver e, quando estiver bem quente, adicione as cascas da laranja. Deixe ferver por 15 a 20 minutos. Desligue o fogo e deixe ali por uns 10 minutinhos.
 
Adoce com mel. Usei 1 col. (chá) para uma xícara de café.
A receita que li recomendava deixar fora da geladeira e longe da luz. 

Com relação aos benefícios achei muitas coisas em muitos sites.
Não sou pesquisadora nem nutricionista, então vou colocar o site onde copiei essas informações...

- Ajuda no processo de digestão por ser composta de grande quantidade de fitonutrientes e flavonoides (que possuem efeito anti-inflamatório), além de aliviar sintomas de azia, flatulência, diarreia, entre outros;

- Fortalece o sistema imunológico por ser rica em vitaminas dos tipos A e C, ambas de caráter extremamente antioxidante.

- Ajuda na diminuição dos níveis de colesterol, pois contém substâncias tais como hesperidina, pectina e flavonas polimetoxiladas.

- Proteje a pele dos raios ultravioletas, devido à presença do d-limoneno, uma substância que funciona como um protetor solar natural bastante eficaz. 

- Combate a acidez estomacal;

- Contém hesperidina, pectina e flavonas polimetoxiladas, todas essas substâncias são responsáveis por diminuir o colesterol ruim (LDL) e aumentar o bom (HDL);

- É bom para a pele, pois o d-limoneno ajuda a protege-la dos raios do sol;

- Contém polifenóis que ajudam a reduzir os níveis de estresse;

- Ainda, o chá de laranja ajuda a melhorar enxaquecas, age como antidepressivo natural e ainda combate a retenção de líquidos, ajudando a evitar o inchaço e as dores causadas por esse problema. Além de ser desintoxicante e com propriedades sedativas.

- Auxilia no emagrecimento devido a presença da pectina, que se transforma num gel que fica no intestino e dificulta a absorção de carboidratos, gorduras e colesterol em excesso.

- A casca da laranja é nutritiva e é composta por componentes como fibras, vitamina B1, colina (vitamina do complexo B), ácido fólico (vitamina B9), vitamina C, flavonoides e betacaroteno.

- A bebida também pode ser útil para casos de prisão de ventre, acidez estomacal e cólica do aparelho digestivo.

- Outros benefícios da casca de laranja estão relacionados ao combate ao mau hálito, ao tratamento da pele sensível e à estimulação da circulação sanguínea

- O ingrediente pode ser benéfico a mulheres que acabaram de dar à luz e sofrem com mastite – que é o inchaço dos seios em decorrência do excesso de produção de leite. Para casos assim, a recomendação é ingerir a bebida duas vezes ao dia.

- A bebida também pode favorecer quem sofre com muito muco, congestão crônica no peito e tosse úmida. Além disso, ela age como um antioxidante e auxilia a remoção do excesso de líquido corporal, combatendo o inchaço.

- Além de apresentar vantagens, a bebida produzida a partir da casca de laranja pode trazer alguns problemas. Por exemplo, ele não é indicado para mulheres grávidas.

- Quem tem histórico de doenças no coração na família, deve checar com o médico antes de começar a consumir a casca de laranja. Isso porque, nesses casos, o chá pode causar hipertensão, arritmias, desmaio, palpitação e dor no coração.
Pessoas que sofrem com hipertireoidismo também devem tomar cuidado com o chá, visto que isso pode agravar o problema. Além disso, acredita-se que ele possa causar problemas de visão como visão borrada, dificuldade de focar a visão e piorar o glaucoma.


Bj pra Casca da Laranja!

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...