terça-feira, 11 de março de 2014

Oleaginosas - mix de nuts

No começo do blog fiz um post sobre o Mix de Nuts que eu como de vez em quando. Esses dias andei pesquisando bastante sobre os benefícios das oleaginosas para nossa saúde! 

Sabe a história de que é melhor prevenir do que remediar? E olha que nesse caso prevenir é bem gostoso !!

Segundo estudos, são ótimas para auxiliar no emagrecimento, pois dão sensação de saciedade, já que são metabolizadas devagar pelo nosso organismo. São ricas em fibras. A boa dose de vit. E, ajuda a diminuir o declínio cognitivo com a idade...acho que isso quer dizer que você vai demorar mais para ficar gagá!



CASTANHA-DO-PARÁ

Auxilia na prevenção de problemas cardíacos. Também ganhou o selo de redutora de doenças cardiovasculares da FDA. É tonificante, fortalecedora e nutritiva. Auxilia no combate a anemia e desnutrição. Ativa o cérebro e alivia constipações intestinais. Ajuda a eliminar substâncias tóxicas do nosso organismo. Rica em selênio (combate envelhecimento das células e a queda de cabelo), zinco (que é cicatrizante), vit. E, ácido fólico, cálcio, fósforo, magnésio, ácido graxo e omega 3. Bom contra o câncer de próstata.
Quantidade recomendada: há uma certa dificuldade em achar a informação correta, mas varia de 1 a 6... prefiro comer 2 e acho que tá bom!



CASTANHA DE CAJU
Tem fósforo (que é bom pra memória, opa...tenho que comer muito!), ferro (2 vezes mais do que um bife !!!), cálcio, diminui a pressão sanguínea, evita ataque cardíaco.
Potencializa a absorção do cálcio, ativador cerebral, melhora memória e concentração, rica em zinco, ajuda a combater a anemia e o mau de alzheimer.
Quantidade recomendada: de 3 a 8 por dia. 







NOZES
Antioxidante, rica em vit. A, C, E, potássio, omega 3 (ajuda a circulação de sangue no cérebro), polifenóis,  Beneficia veias e artérias, ajuda a diminuir o colesterol alto. Ajuda a prevenir doenças degenerativas crônicas. Ajuda a melhorar a qualidade do esperma.
Quantidade recomendada: 1 por dia. Na reportagem do Jornal Hoje, de maio de 2010, informam que 6 são suficientes... Não acham demais?




AMÊNDOAS
Antioxidante, contém ácido fólico, niacina, potássio, vit. E, B, magnésio, fósforo, gorduras monoinsaturadas e proteínas. Tonifica sistema nervoso, diminui o colesterol e melhora afecções cardíacas. Restaurativas, tonificantes e nutritivas para os nervos. Protege rins e órgãos reprodutores, fortalece os ossos. Ajuda a reduzir o estresse.
Quantidade recomendada: 4 por dia.





AVELÃS
Possui vit. C, B1, B9 e ácido fólico, caroteno, rica em proteínas. Possui o dobro dos ácidos graxos contidos na castanha de caju, muito cálcio, minerais, além de possuir ação anti inflamatória.
Quantidade recomendada: 4 a 6 por dia









PISTACHE
Evita câncer no pulmão, devido a um tipo de vit. E, além das vit. A, B1, B2, B3, B6, cobra, fósforo, ajuda a reduzir a disfunção erétil, auxilia na produção de serotonina, controla nível de açúcar no sangue, regulação intestinal, desbloqueia artérias. São mais de 30 vitaminas!
Tem menor teor de gordura do que as outras frutas secas. E é recomendado comer antes das refeições, para auxiliar a sensação de saciedade.
É importante comê-lo sem sal, senão já viu, né?!
Quantidade recomendada: 1 colher de sopa.




AMENDOIM
Antioxidante, protege o coração, reduz a gordura abdominal (devido ao ômega 3), rico em potássio, vit. E, magnésio, previne o câncer, 
Quantidade recomendada: 1 a 2 colheres de sopa.
E é o mesmo esquema do pistache: se tiver sal, ferrou!







OBS: São altamente calóricas, então é melhor respeitar a recomendação diária, hein! 

E nada de fazer dietas malucas consumindo somente isso daqui não!!! Procure um nutricionista !!

E ainda combatem o mau-humor !!! Melhor remédio para viver mais e melhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...