domingo, 24 de fevereiro de 2013

Frango com Requeijão saudável



Já tinha testado acrescentar produtos saudáveis a algumas comidinhas, gostei tanto que resolvi fazer isso sempre que posso.
Na primeira vez, acrescentei gérmen de trigo, aveia e farinha de linhaça ao cachorro quente: não dá pra sentir o gosto dessas coisas nem de longe! E de quebra, ainda dá uma engrossada legal no caldinho...adoro!

Dessa vez, acrescentei ao Frango com Requeijão...

Ingredientes
Filés de frango temperados
1 Pimentão (sem aquelas partes brancas, que dificultam a digestão)
½ ou 1 cenoura cortadinha e cozida
1 cebola
2 tomates sem sementes cortados em cubinhos
Gérmen de trigo
Farinha de linhaça
Farinha de aveia
Azeite
½ lata de milho
½ lata de ervilha
Molho de tomate pronto
½ xíc. (chá) de vinho tinto
Orégano
1 copo de requeijão light (ou 1 ½ , pode valer que pena colocar mais)
Queijo parmesão ralado (fiz com o de saquinho mesmo)
Queijo prato ralado ou em fatias
Queijo muçarela ralado

Modo de Fazer
Primeiro corte o pimentão e a cebola grosseiramente, depois jogue no mini processador até ficarem tipo uma pastinha.
Numa panela, que não pode ser pequena já que vão entrar todos os outros ingredientes, jogue manteiga e azeite. Acrescente a “pastinha”, de pimentão e cebola, refogue um pouquinho e adicione os files de frango. Não coloquei, mas acho que poderia ter colocado alho também! Deixe em fogo médio até que o frango esteja bem cozido. Não é necessário acrescentar água.
                   

Quando estiverem bem branquinhos, retire os filés (só para desfiá-los), coloque numa tábua e vá desfiando com um garfo, deixando a misturinha na panela. Não esqueça de retirar todas as peles e aquelas possíveis gordurinhas, que são nojentas! Hahaha
Volte com o frango desfiado para a panela e dê uma misturada para pegar o sabor do pimentão e da cebola. Se você não gosta deles, pode fazer tranquila, porque desmancham completamente, deixando as vitaminas e temperando sem deixar o sabor forte!
O frango irá absorver o caldo completamente! Jogue os tomates e espere eles começarem a desmanchar!
Acrescente o vinho, molho de tomate, a cenoura, ervilha, milho, orégano e, se for necessário um pouco de água (2 colheres de sopa).
Adicione os farelos (gérmen de trigo, farinha de linhaça e de aveia), não sei a quantidade de cada um, pois fui colocando no olho... devo ter colocado uma colher de sobremesa de cada um, quanto mais colocar, melhor!! Se ficar muito grosso é só adicionar um pouquinho de água.
                                 
Num pirex, não pode ser pequeno, espalhe o requeijão e, por cima, o molho de frango.
Finalize com algumas coisas gordinhas, queijos prato, parmesão e muçarela!
Leve ao forno bem alto, até ficar com aquela cara de gratinado!
Entrando no forno
 
Saindo do forno
Coma com arroz e batata palha!
                                   
Rendimento 6 porções.

Prefiro fazer esse frango com requeijão a fazer com catupiry, acho que fica mais cremoso!

Obs: esse frango pode ser usado como molho de massas ou como recheio de pastel, é só engrossar com um pouco mais dessas farinhas saudáveis!

Quer mais motivos para fazer essa receita?

Benefícios

Cebola
Para se ter uma ideia, uma xícara de cebola cozida fornece aproximadamente 225mg
de potássio.
Os curandeiros costumavam recomendar cebola como um excelente remédio para o coração e eles não estavam errados. Pois, a presença de adenosina na cebola, substância que impede a formação de coágulos, foi mostrada por pesquisadores, como um alimento importante no combate aos ataques cardíacos.
Outro benefício advindo da cebola é seu fator protetor contra os entupimentos das artérias, provocados pelo colesterol, já que eles alteram o nível de lipoproteínas de alta densidade (HDLs) protetoras.
A pressão alta também pode ser beneficiada com a ingestão de grande quantidade de cebola.
Dentre os muitos benefícios da cebola há um fator negativo que é o mau hálito, que pode ser causado pela presença de compostos de enxofre e ainda favorecer a presença de odor na pele. Porém, podem bloquear o potencial cancerígeno de alguns carcinógenos (agente que estimula ou causa tumor malígno).
Outro fator negativo é que algumas pessoas podem ter gases a partir do consumo de cebolas.
Algumas sabedorias populares recomendavam a cebola para prevenir infecções, pois ela contém uma substância que tem leve efeito antibacteriano.
Outro remédio antigo feito com cebola é a mistura com mel e daí se faz um xarope que é muito benéfico contra tosse.
A cebola ainda pode ser usada como um ótimo descongestionante, a partir da combinação do enxofre com enzimas que formam um tipo de ácido sulfúrico que lacrimeja os olhos, podendo ajudar a limpar as vias respiratórias durante a gripe.


Orégano

·                     Alto poder antioxidante devido ao ácido fenólico e flavonoides, portanto combate o envelhecimento precoce;
·                     Antidiabético;
·                     antibacteriana e antiinflamatória (ácido rosmarínico)
·                     conservante de alimentos
·                     Diabetes
Outros benefícios do orégano não totalmente estudados:
·                     indigestão 
·                     diarreia
·                     orégano para candidíase
·                     cólicas menstruais (dismenorreia)
·                     dor de dentes, provavelmente benefícios anti-inflamatórios

Pimentão
Estudos recentes apontam que o pimentão amarelo possui maior quantidade de vitamina C em sua composição, sendo que 100 gramas desse alimento apresentam mais de 200% da quantidade mínima de ingestão diária recomendada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que é de 60mg de vitamina C por dia.
Além da vitamina C, o pimentão contém Vitamina E e carotenoides (precursores da Vitamina A). A presença de vitamina A no organismo contribui para a manutenção da saúde dos olhos, prevenindo doenças como a catarata. Estudos recentes mostram que, dentre as variedades disponíveis para consumo, a que apresenta maior quantidade de betacaroteno é o pimentão vermelho, apresentando cerca de 1300mg desse composto em cada 100g de pimentão. Isso indica que a ingestão desse alimento auxilia beneficamente o organismo, pois o betacaroteno pode reduzir o risco de câncer de próstata, pulmão, intestino e garganta, e seus efeitos antioxidantes ainda contribuem para a redução de problemas cardiovasculares.
Essa característica antioxidante do pimentão deve-se à presença de um composto que contém o mesmo princípio ativo que confere o efeito picante aos frutos, chamado capsaicina. Esse composto é responsável por outras características benéficas apresentadas pelo pimentão, como ação expectorante, descongestionante, antibacteriana, indutor da termogênese (efeito de transformar parte das calorias dos alimentos em calor), dissolução de coágulos sanguíneos (agindo como uma aspirina natural), etc. 
Além desses compostos, os pimentões são importantes fontes de vitaminas do Complexo B, minerais (potássio, fósforo, magnésio e cálcio), ácidos graxos insaturados (linolênico e linoléico) e bioflavonoides, que são componentes das plantas que agem como antioxidantes e são responsáveis pela pigmentação de cada fruto. 

Gérmen de Trigo

 Ele contém mais ferro e potássio do que qualquer outro tipo de alimento. Outros nutrientes encontrados em grandes quantidades são: riboflavina, cálcio, zinco, magnésio e vitaminas A, B1 e B3. 

  •   Regulariza as funções intestinais;
  •   É um produto 100% natural;
  •   Previne a constipação (prisão de ventre);
  •   Evita o surgimento de inflamações gastrointestinais;
  •   Auxilia em dietas de emagrecimento;
  •   Reduz os níveis de colesterol e açúcar no sangue;
  •   Previne o surgimento de doenças crônicas;
Farinha de Aveia

A aveia é um cereal de alto valor nutricional. Cereal rico em proteína, fibras, ácidos graxos, vitaminas e minerais; é considerado alimento funcional já que seu consumo frequente, previne e trata algumas doenças como a obesidade, o diabetes, a hipertensão, o câncer de intestino e o colesterol ruim. Tudo isso por ser rica em β-glucana, um tipo de fibra solúvel, também encontrada na soja, que faz maravilhas para sua saúde.
A β-glucana da aveia retarda o esvaziamento gástrico, promovendo maior saciedade e melhor funcionamento intestinal; uma ótima notícia para quem quer emagrece. Além disso; rmelhora a circulação, controla a glicemia (açúcar no sangue) e inibe a absorção de gordura (colesterol). Sendo assim, o consumo regular de aveia pode estar relacionado com a diminuição da formação de placas de gorduras, que causam doenças cardiovasculares.
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), em 2005, reconheceu o efeito da β-glucana na redução da absorção de colesterol, mas alerta que seu consumo deve estar associado a uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis
A aveia pode ser encontrada em flocos (grossos ou finos), farelo e farinha. O farelo de aveia é o tipo mais nutritivo e rico em β-glucana.



Tomate e Molho de Tomate

Rico em nutrientes, o tomate é excelente fonte das vitaminas A, B e C, e de sais minerais como fósforo, ferro, potássio e magnésio, que conferem inúmeras vantagens ao organismo, entre elas a manutenção da saúde da pele, da visão e do sistema nervoso. Todas essas características do tomate são mantidas no molho de tomate, inclusive o baixo valor calórico do alimento, tornando-o uma opção alimentar nutritiva e aliada da boa forma física.
Um fator diferencia do ponto de vista nutricional o tomate e o molho de tomate: a quantidade de licopeno. De acordo com um estudo desenvolvido pela Universidade de Düsseldorf, na Alemanha, o licopeno presente no molho de tomate é mais facilmente absorvido do que o presente no tomate in natura. 
A explicação para isso é simples: para transformar o tomate em molho, ele deve ser cozido. Durante esse processo, o licopeno é liberado pelos tecidos vegetais do tomate, onde o pigmento fica armazenado. Ou seja, o cozimento do tomate faz com que o licopeno seja facilmente liberado, tornando-o mais acessível para a digestão, possibilitando, assim, uma absorção mais fácil por quem o ingere. 
Responsável pela cor vermelha do tomate, o licopeno é mais que um simples pigmento. A substância é antioxidante, o que quer dizer que neutraliza os radicais livres, evitando o envelhecimento precoce. Além disso, protege o organismo contra doenças como o câncer de próstata, de mama, aterosclerose e riscos cardíacos.

Ervilha

A ervilha contém várias vitaminas (A, B e C) e alguns sais minerais, como ferro e cálcio. Como tem poucas calorias, é recomendada para quanquer tipo de dieta alimentar e para pessoas de todas as idades.

Cenoura

A cenoura trás benefícios para os olhos, a pele, cabelos, mucosas, ossos e sistema imunológico. Ainda previne úlceras, reumatismo e arteriosclerose.
É indispensável para crianças em fase de desenvolvimento, mas também os adultos não podem ficar sem este precioso alimento, pois carrega grande quantidade de vitamina A, além disso, a cenoura contém vitaminas B e C. A primeira beneficia o sistema nervoso, a segunda estimula as defesas orgânicas contra enfermidades.
Nela ainda contém sais minerais de grande importância para a saúde, tais como cálcio, magnésio, ferro, cobre e iodo.
O iodo é primordial à glândula tiróide que acelera a nutrição, comanda os processos de crescimento, vitaliza toda área cerebral e equilibra o melhor funcionamento de todas outras glândulas.
Melhor comer crua, sem nenhuma manipulação, sendo excelente para fortalecer os dentes das crianças e adolescente, já o adulto, deve tomar cuidado, se não fortaleceu seus dentes na época correta.
A segunda opção é ralar, mas sempre na hora que vai comer, nada de guardar para mais tarde, a não ser em dias especiais, que pode temperar, mas tenha o cuidado de deixar na geladeira, pois enquanto ela está fechada, a cenoura está no escuro e não entra em contato com a circulação do ar.
Fazer sucos na centrífuga, pois a vitamina A, em contato com a luz, perde sua potencialidade, por isso não é aconselhável fazer o suco no liquidificador.
A maneira que aproveita menos os nutrientes é cozinhando, pois a fervura, principalmente demorada e o vapor, desintegram os nutrientes, sendo que o grelhado é o menos agressivo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...