quarta-feira, 20 de junho de 2012

O Fabuloso Mundo das Especiarias...



Vira e mexe me deparo com receitas que incluem açafrão, noz moscada, alecrim, pimenta do reino, cominho...
Na maioria das vezes coloco sal e olhe lá!
Não sei... acho que não gosto muito dessas especiarias não... mas o que me deixa beeeem perdida é que, em algumas receitas, vem assim “tempere a gosto” (??) difícil né?!
Muitas vezes não há uma referência de quantidade...

Tenho mó vontade de colocar essas coisinhas, mas também não sei o que combina com o que... pior: não sei o que combina comigo!

Será que meu paladar não é capaz de identificar essas notas tão especiais e tão valorizadas?

Pra mim, noz moscada e pimenta do reino não dão sabor nenhum...

Alecrim fica super gostoso em comida de restaurante...em casa minha comida fica com gosto de perfume...

Cominho: papai não gosta, nunca entrou aqui em casa... não tenho nem ideia do sabor...

Nos EUA eles usam pimenta demaaaaaais, a ponto da pimentinha do reino queimar a língua! Usam também alguns temperos que eu odiei... mas não tenho não faço ideia do que seja...

Fiz um resuminho (com informações buscadas na internet) das especiarias mais utilizadas... 

Os benefícios que foram colocados aqui, não possuem (nem podem possuir) objetivos médicos.
Todas essas informações foram coletadas na internet e estão aqui simplesmente como curiosidades...
Não esqueçam de que quantidades excessivas podem ter efeitos totalmente contrários!
Ahh as fotos também não são minhas hein...


Açafrão
Há dois tipos: o verdadeiro que possui um sabor floral (sendo o condimento mais caro do mundo) e o conhecido como curcumã, que não tem muito sabor, mas da a cor amarelada ao prato, principalmente arroz.
Muito usado na culinária indiana,
É o condimento mais caro do mundo (!!)
Indicação de Uso: Paella, risoto, carneiro, sopas de peixe, arroz con pollo.
Para a saúde: antioxidante, historicamente usado para tratamento de depressão e câncer, combate acidez gástrica, reumatismo e excesso de colesterol. 

Alecrim
aroma forte e perfumado, nunca uso em casa porque não acerto a quantidade...dizem que o fresco é melhor...mas só encontro o seco.
Indicação de Uso: Excelente com carneiro, marinados, peixes, frutos-do-mar, vitela, boi e aves de caça. Com batatas, pães, sopas e molhos.
Para a saúde: contra febre, tosse, relaxante muscular, ativador de memória e fortalecedor dos músculos do coração.


                

Anato
Conhecido também como urucum.
No Brasil, é a matéria prima do colorau, quando misturado ao fubá.
Sem sabor acentuado, usado para dar cor aos alimentos.
Indicação de Uso: pratos a base de arroz.
Para a saúde: têm uso antigo entre os índios brasileiros, que ainda hoje usam o pigmento para proteção solar, repelente de insetos, antídoto para veneno da mandioca brava e ornamentação corporal. Em outras culturas, é usado também como antisséptico, cicatrizante, contra infecções de pele, picadas de inseto, bronquite, faringite, conjuntivite, febres e males de estômago e fígado. A ciência já comprovou suas atividades antimicrobianas e como hipoglicemiante, sem falar nos benefícios indiscutíveis dos carotenóides (norabixina e bixina), que agem no organismo como antioxidantes.




Anis-estrelado
Aroma semelhante a erva doce, sabor mais amargo que o anis tradicional.
Originário da China.
Indicação de uso: Na cozinha asiática é muito usado para aromatizar chás. Combina muito bem com doces, geléias, sobremesas e principalmente com frutas em calda. Combina com shoyu e pode ser usado em caldos e molhos orientais à base deste ingrediente. Frango, carne de vaca e até em caldos para peixes e frutos do mar. Fica delicioso e é muito usado com carne de porco e pato. Experimente marinar costelas de porco com shoyu e anis estrelado. É usado também com arroz, em sopas, caldos e cozidos. Aromatiza chás. Experimente fazer um chá preto e colocar um pedaço de anis estrelado!
Para a saúde: anti-séptica, aromática, calmante, digestiva, diurética, expectorante. Combate inflamações e gases intestinais. Muito usado em bebidas, alimentos e remédios. O óleo adocicado é expectorante pulmonar, combate tosse, catarro e asma. A infusão combate cólica estomacais, enjôo e vômitos, além de aumentar a produção de leite materno. Doses excessivas provocam embriagues, confusão mental. Evite uso prolongado.
                                               

Canela
Bem comum no Brasil e mega utilizado nos EUA (Cinnamon), você encontrará sobremesa com canela é vááááários lugares.
Indicação de uso: Encontrada em pau ou moída, que é a mais utilizada em doces como cremes, pudins, mingaus, canjica, arroz-doce, banana frita, bolos e tortas.
Para a saúde: podem ser utilizados na forma de chá, cápsula, óleos essenciais. Ação antimicrobiana, auxílio do controle da glicemia em diabéticos, diminui o tempo de esvaziamento gástrico, bem como da glicemia após ingestão de uma refeição. diminuição do colesterol e de triglicérides com o uso da canela, ação antioxidante e antiinflamatória, ação em doenças como a síndrome de ovário policístico, obesidade e em esclerose múltipla.
                                         

Cominho
Gosto pungente, medianamente picante e ligeiramente amargo. Acho que meu pai é mais simples na descrição do sabor: horrível! Hahahaha Não sei se já experimentei, mas pela descrição parece com alguns molhos que experimentei nos EUA... e odiei!
É indispensável na cozinha alemã.
Indicação de uso: carnes bovinas e de aves, molhos para carnes. Pães, batatas, queijos e tomates.
Para a saúde: que ajuda a expulsar os gases intestinais e auxilia nas ações digestivas. Sua semente é uma fonte rica de ferro e possui propriedades anti-cancerígenas.
                                           

Cravo
Sua utilização no Brasil, muitas vezes, se limita a receitas de doces, só no período de Natal que vemos aves espetadinhas com um monte de cravos. Em diversos países, é adicionado a conserva de picles. Os franceses o espetam em uma cebola com uma folha de louro para dar sabor a caldos. Sabor e aroma muito fortes, por isso deve ser utilizado em pequenas porções, senão ocultaram
É um dos principais ingredientes do molho inglês. Mas um monte de gente se limita a colocar dentro do açucareiro ou envolta de bolo, para evitar as formigas, né?!
Para a saúde: ajuda a aliviar sintomas da menopausa, a proteger contra aterosclerose e diminuir os níveis de colesterol; tem ação analgésica e anti-séptica, ação estomacal e anti-séptica bucal. Devido a sua ação analgésica, o chá de cravo da índia ajuda a aliviar dores causadas por gripes e resfriados.

                                   
Curry
Muito utilizado na culinária asiática. Possui sabor forte, mescla de sabor picante e adocicado.
É um mix de especiarias (feito à base de pó de açafrão, carda momo(??), coentro, gengibre, cominho, casca de noz moscada, cravinho, pimenta e canela, (pode ser feito também com muitas outras especiarias). Vendido em pó possui cor amarelado, avermelhado...
Indicação de uso: em diversos pratos salgados, carnes, aves, legumes. Minha mãe cozinha os legumes no sal e depois coloca curry e dá uma aquecida, é incrível o poder que ele tem de tirar aquele gosto sem graça que o legume tem... juro! parece impossível, mas eu adoro legumes ao curry!
Para a saúde: capacidade na defesa das células do corpo, uma vez que reduz mutações celulares que provocam câncer, pode prevenir doenças como Mal de Alzheimer, inflamações no intestino e artrite. A utilidade terapêutica do curry é elevada quando o tempero é consumido com verduras como couve-flor e brócolis.


                                                 

Louro
Sabor suavemente amargo.
Indicação de Uso: pequenas quantidades em molhos, sopas, feijão, marinadas de carnes, caldos de peixe, recheios, carnes de caça. Retirar a folha antes de servir, pois pode amargar a comida.. Cozer em leite para aromatizar cremes de leite e ovos e pudins de arroz.
Efeitos colaterais: Consumido em grandes doses, tem efeito narcótico.
Para a saúde: Alivia cólicas menstruais e ajuda a curar afecções de pele e do ouvido. Atua contra cansaço e auxilia no tratamento de hemorróidas, reumatismo e contusões. Em infusão ajuda a fazer a digestão e estimular o apetite. As folhas também são usadas no preparo de unguentos (por exemplo a pomada com o sumo das folhas misturada com lanolina ou vaselina para picada de insetos). 
Noz Moscada
Seu sabor lembra uma mistura de pimenta-do-reino com canela, porém mais sutil e aromático; por ser levemente adstringente, se sai melhor em pratos salgados.
Indicação de uso: a noz-moscada atua como flavorizante natural, acentuando características (cor, sabor, textura) dos alimentos que a acompanham, pode ser usada em pratos doces e salgados.
Para saúde: Curativo antiinflamatório, ajudar a regular o trato gastrointestinal,  ajuda a dormir, alivia dor de dente e afrodisíaco. Digestiva, diurético, amoliente, sedativo, tônico, auxilia no combate a asma e soluço, trata aftas, cólicas, diarréia e problemas de estômago, repara anemia e estimula o cérebro.

                                     

Orégano
Muito conhecido... sabor meio salgadinho e sempre lembra pizza!
Indicação de uso: acho que orégano pode ser utilizado em qualquer prato salgado... Além de dar um toque especial nas saladas, pizzas e em molhos de tomate, sempre lembrando de acrescentar azeite no preparo.
Para a saúde: Alto poder antioxidante devido ao ácido fenólico e flavonoides, portanto combate o envelhecimento precoce, antibacteriana e antiinflamatória (ácido rosmarínico), conservante de alimentos.


Pimenta do Reino
Sabor muito forte, antigamente era utilizada para disfarçar o sabor da carne que muitas vezes se encontrava em decomposição. Picante.
Indicação de uso: quem curte pimenta do reino coloca em todos os pratos salgados... é usado da mesma forma que o sal.
Para saúde: além dos princípios ativos capsaicina e piperina, o condimento é muito rico em vitaminas A, E e C, ácido fólico, zinco e potássio. Tem, por isso, fortes propriedades antioxidantes e protetores do DNA celular. Também contém bioflavonóides, pigmentos vegetais que previnem o câncer. Auxilia também no prevenção/cura de: depressão, enxaqueca, baixa imunidade, esquistossomose, feridas abertas, gripes e resfriados, hemorróidas, males de coração, infecções, obesidade, reumatismo, pressão alta, possui mais vitamina C que a laranja.

                                               

Tomilho
Da família da menta, sabor quente e aromático (?).
Indicação de Uso: Deve ser adicionado no final do cozimento. Churrasco de frango e carne, pratos com tomate ou queijo. Patês, sopas e molhos.
Para a saúde: expectorante, cicatrizante, broncoespamódico, estimulante, digestivo.



Que tal experimentar dar um toque especial em uma receitinha básica? 

2 comentários:

  1. AMEI!!!!! Amo esses temperinhos... Faltou colocar um dos que eu mais gosto: Manjericão! Hummmmm... ADOROOOOOO!!!!! Espero que agora seja atualizado diariamente, hein?! |Beijosssss

    ResponderExcluir
  2. eeeee!
    Vou tentar aumentar essa listagem de especiarias... mas são tantas que até me perco!
    ééé ta muito pouco atualizado, né?! rsrs
    bjs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...