segunda-feira, 30 de abril de 2012

Creme de Tapioca (Pudim de Tapioca)



Encontrei essa receita no pacote de açúcar União, fiquei doida pra testar!
É uma receita surpreendente:
Você começa achando que é um creme, depois descobre que é um pudim...
Acha que vai ficar com a linda aparência do pacotinho, mas se você não tem maçarico culinário (como eu) nem adianta esquentar colher que o açúcar não fica queimado rsrsrs

Ingredientes
½ xícara (chá) de tapioca (80g)
1 lata de creme de leite (300ml)
3 e ½ xícaras (chá) de leite (700ml)
1 colher (chá) de essência de baunilha (5ml)
1 pau de canela, pequeno
1 pacote pequeno de coco seco (50g)
1 xícara (chá) de açúcar (160g)
açúcar  para caramelizar
2 gemas, peneiradas (cerca de 40g)

Modo de Fazer
Deixe a tapioca de molho em 2 xícaras de leite, por cerca de 2 horas. Acrescente o leite restante e a canela. Ferva até que fique macia. Junte o açúcar e as gemas e mexa até engrossar. Retire do fogo logo após a fervura.
                     
Fora do fogo, junte o creme de leite, o coco e a baunilha. Coloque nas fôrmas e leve à geladeira. Como vocês podem ser, coloquei numa travessa tamanho família... mas acho que se colocar em pequenos ramequins fará mais sucesso!
                    
Antes de servir cubra com uma fina porção de açúcar e caramelize com um maçarico ou com as costas de uma colher aquecida diretamente sobre a chama do fogo. (Comigo não deu certo!!)
Tirei essa foto pra mostrar o ponto de corte:
 Todo mundo aqui em casa aprovou!

Dá pra deixar mais gordinho: é só jogar leite condensado!!

 No dia seguinte ele fica mais sequinho...

É tããããooo gostosinho....


quarta-feira, 25 de abril de 2012

Bolinha de Queijo facílima

Adorei essa receita!
Fácil e gostosa! Não preciso dizer mais nada, né?!
Adoro bolinha de queijo, mas nunca me aventurei a fazer, pensava que era tão difícil...achava que se o salgadinho abrisse ia espirrar queijo pra tudo quanto é lado...
Mudei de ideia quando vi essa receita que peguei no site da Ana Maria Braga. 
Já disse que adoro o programa dela? 
Pô assisto desde que ela estava na Record, em 94 (!!!) é... eu tinha 10 anos! kkk Ainda era Note e Anote!

Voltando...
Pra variar, não tinha todos os ingredientes em casa, faltava o queijo meia cura, aí coloquei o queijo prato... acho que não fez tanta diferença não...
Anotem aí:

Ingredientes
300g de muçarela ralada
300g de queijo meia cura ralado (usei o queijo prato)
2 col. cheias (sopa) de requeijão gelado
3 col. cheias (sopa) de amido de milho
Orégano (coloquei 2 col. sobremesa rasa, mas achei que ficou muito)
Sal (uma pitada- odeio pitada.Quanto é uma pitada?  acredito que seja uma col. de chá rasa)
1 ovo pequeno


Modo de Fazer
Misture tudo numa vasilha. 
Faça bolinhas e frite em óleo não muito quente, cerca de 150 ºC. Claro que também não tenho termômetro! Deixei o fogo baixo e fui fritando...
Coloque poucas bolinhas de cada vez. A receita manda fritar por 4 a 5 min.
Entrando na frigideira

Saindo da frigideira 
Infelizmente dei mole e não contei quantas bolinhas fiz... mas sei que foram muitas! Tive que congelar o que sobrou!
Tá vendo como essas ficam douradinha? Ficam super crocantes também!
Fiz algumas bolinhas bem pequenas também...
Dá água na boca né!?

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Suflê de Brócolis


Alguns alimentos são mega engraçados, como o brócolis(ou seria o brócoli). Todo mundo sabe que faz super bem e acaba comprando, mas como não é uma parada gostosa de comer fica rolando na geladeira...
Minha mãe, se aproveitando do meu interesse em receitinha novas, resolveu me pedir pra fazer um Suflê de Brócolis... para acabar com o que estava rolando na geladeira hahahaha
Pensei “Meu deus, quem vai comer isso?”
Surpresa: adorei a receita!!!
Lá vai!

Ingredientes
30g de farinha de trigo
200 ml de leite morno
180g de brócolis (não tenho nem idéia de quanto usei...)
3 gemas
4 claras
20g de queijo ralado
1 cebola picada
40g de manteiga
Sal, pimenta e noz moscada a gosto

Modo de Fazer
Os ovos devem estar em temperatura ambiente, tire da geladeira pelo menos 1h antes de utilizar.
Pré aqueça o forno a 190º C.
Bata o brócolis no liquidificador ou num mixer (eu coloquei num mini processador que é mó quebra-galho). Reserve.
                   
Numa panela, refogue a cebola picada em 10g de manteiga até que fiquei macia. Como estava sem balança, coloquei meia colher de sopa... acho que a quantidade foi tranquila. Reserve.
Faça um molho branco: em uma panela derreta 20g de manteiga, acrescente a farinha de uma vez só (misture com um fouet) e toste por uns minutinhos, acrescente o leite morno e continue mexendo por uns 5 min. até engrossar (minha mistura não ficou nem 2 min e já havia encorpado). Coloque essa mistura numa vasilha (eu mantive na panela mesmo, senão é mais uma coisa pra lavar e tenho preguiça...) e acrescente o queijo parmesão ralado e o brócolis moído (que deve estar meio pastoso).
Dê uma misturadinha nas gemas com uma pitada de sal e adicione a esse creme.
Bata as claras em neve com uma pitada de sal, também...
Incorpore as claras em neve ao creme de brócolis, lembrando que isso deve ser feito beeeem devagar e com movimentos de baixo pra cima, nada de movimentos circulares, hein!
                   
                    
Unte um pirex com manteiga, não deixe nenhum pedacinho sem manteiga senão o suflê não subirá!
Montagem: coloque no fundo do pirex a cebola que você refogou na margarina, e por cima, o creme de brócolis. Sinceramente não entendi o porquê da montagem assim...
Deixe por 45 minutos no forno e, segundo a receita, você não deve abrir o forno antes desse tempo!!
Como fiz esse suflê para congelar não deixei mais tempo no forno para ficar mais moreninho...
  
Entrando no forno

Saindo do forno


Detalhes... 
     

Antes de congelar peguei uma colherada e adorei!

domingo, 22 de abril de 2012

Sopa de Cebola

Dia chuvoso é ótimo pra testar umas receitinhas, né?!
Desde que Ana Maria Braga provou uma sopa de cebola em Las Vegas fiquei doida para experimentar também... a inveja é uma droga...hahahaha
Outro dia veio numa Caras a receita de uma sopa de cebola, fiquei doida pra fazer, mas tive que esperar a temperatura cair um pouquinho...
Hoje caiu!!! EEE... pensei...

Vou colocar a receita e (pra variar) as adaptações que fiz...

Ingredientes
½ kg de cebola em rodelas finas (fiz com uma cebola grande)
5 col. (sopa) de creme vegetal light (coloquei 3 col. de margarina)
2 col. (sopa) de farinha de trigo
1 l. de caldo de carne caseiro sem gordura (o que é isso??? Fiz um caldo com 1 l. de água e um tabletinho de caldo de picanha)
3 col. de sopa de vinho branco (não dizia se era seco ou suave, coloquei o suave)
1 col. (chá) de sal

Modo de Fazer
Tive que dar destaque para a fatia de cebola que cortei mega fininha...
Numa panela, refogue a cebola num creme vegetal, mexendo às vezes, por 35 min. 

Polvilhe a farinha e cozinhe, mexendo sem parar por 2 min. Ainda mexendo, junte o caldo de carne, vinho e sal. Tampe e cozinhe por 10 min. (impossível!!! Não façam isso! O caldo subiu e ainda sujou o fogão...olha só)

Queijinho ralado para finalizar...
Bem, eu já havia provado a sopa de batata do Outback e não tinha gostado muito( Nanda que me desculpe), mas acho que essas sopinhas tem gosto de caldo de carne...

Se não for pelo fato de facilitar comer cebola, não vejo motivos em fazer...

Meu incentivo para fazer a sopa...
Dá frio só de olhar né?
Naty, hoje tá frio? hahahahaha

bjs


Sessão Benefícios
"Entre quem come o equivalente a uma cebola durante a semana, a probabilidade de desenvolver um câncer qualquer chega a ser 14% menor", revela em entrevista à SAÚDE! a pesquisadora Carlotta Galeone.
Já existiam, é bem verdade, estudos ligando seu consumo à diminuição do risco de tumores de estômago, intestino e próstata. Os cientistas de Milão, porém, expandiram essa visão. Na sua amostragem, não só esses, mas todo tipo de tumor era mais comum no primeiro grupo — o dos sem-cebola.
Outra descoberta dos italianos: a proteção parece ser proporcional às porções ingeridas. Assim, duas cebolas semanais são suficientes para derrubar em 56% o perigo do câncer de laringe, em 43% o de ovários e em 25% o de rins.
Sabe-se que a cebola dificulta a ação das bactérias, inclusive as causadoras da cárie e dos distúrbios gástricos, além de atuar contra fungos que provocam micoses, amenizar os sintomas da asma, combater inflamações e diminuir os riscos de trombose e aterosclerose.
À primeira vista todas são parecidas do ponto de vista nutricional, reunindo numa só rodela cálcio, fósforo, magnésio, ferro, potássio, zinco, cobre, manganês, vitaminas do complexo B — principalmente B1 e B2 — e vitamina C(fonte: Site)

sábado, 21 de abril de 2012

Doce de Leite

Coloque a lata de leite condensado numa panela de pressão (tenho medo...), com um pouquinho de óleo e vinagre e água (até cobrir a lata) e feche beem. Deixe em fogo baixo...quando começar a fazer o xiiiiiii marque uns 45 min. 

Antes de cozinhar

Depois de cozinhar (tcharammmm)!

Espere a panela parar de fazer xiiii para soltar a tampa.

Não esqueça de esperar, também, a lata esfriar para abrir !!!

Eu esqueci e deixei 1h...só ficou um pouco mais durinho.Se acontecer isso é só misturar bastante num potinho. Adicione 2 col. (sopa) de creme de leite.
Se achar que precisa ficar mais mole para recheio e só adicionar mais umas 2 col. (chá) de creme de leite. 
Como diz minha amiga Nanda Belém "adoro essas mágicas da cozinha!!"

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Arroz com Brócolis

Oii!!
Está aí mais uma receita da série “minimizando o sofrimento de comer legumes”, tudo bem que brócolis é verdura, mas pra quem não gosta eles jogam no mesmo time...
Não vou colocar a receita do arroz porque não sei fazer! Hahaha só dá certo com o “Meuarroz” da Knor... e olha que tenho que seguir mega à risca hein...
Estou falando de arroz branco, ta?! Porque não gosto do parboilizado...


Ingredientes
Arroz branco (pronto)
brócolis
cebolinha (não é uma forma carinhosa de chamar a cebola não hein, é outra coisa...)
cebola
alho
azeite (extra virgem)

Modo de Fazer
Corte o brócolis, separe as folhas das “arvorezinhas” lave beeeem... 
                   
Cozinhe da forma que preferir, no vapor ou na água. Escorra. Corte tudo beeeem picadinho, como na foto:
Eu acho mais fácil cortar as folhas, talhos e “copa” (hahaha) separadas...
Corte as cebolinhas e junte com o brócolis. A cebolinha não tem gosto de nada, é ótimo pra quem não gosta dessas coisinhas verdes...
Numa panela coloque cebola picadinha, alho e azeite, em fogo baixo, pra dar uma amaciada na cebola.
Acrescente o brócolis e a cebolinha...cor bonita né?!

Refogue um pouquinho e depois acrescente o arroz... 

Na hora de servir coloque um fio de azeite. Já disse que adoro o La Violetera?
Sério mesmo, é beeeem tranqüilo de comer... Claro que nada comparado a um risotto, but faz bem né! 
Você vai ficar super feliz quando perceber que foi capaz de comer arroz com brócolis! E por ter feito também né?!
Não coloquei salsa porque a odeio de uma forma bizarra! De repente, vale a pena experimentar...

Sessão Benefícios...

BRÓCOLIS - Procure comer brócolis ao menos uma ou duas vezes na semana. Ele é  muito importante para quem pratica esportes, não só para manter o peso ou perder uns quilinhos: é uma excelente fonte de vitaminas A, C e k e também  de ferro, folato, fibra e cálcio. E uma travessa de brócolis ao vapor tem apenas 44 calorias! O brócolis também cuida da sua saúde: contém antioxidantes e fitoquímicos que ajudam a prevenir  tumores. O consumo frequente de verduras cruas como o brócolis, couve-de-bruxelas, couve-flor, repolho, entre outros, também está relacionado a menores riscos de câncer de colon, próstata, pulmão e  outros tipo de  tumor. Os fitoquímicos dessas verduras também oferecem proteção contra substâncias  cancerígenas.  O  brócolis também contém antioxidantes, como a luteína e a zeaxantina,  que ajudam a  prevenir catarata e a proteger a visão. Ele é também uma fonte de cálcio vegetal, que ajuda a manter os ossos fortes. (fonte: Site)

CEBOLINHA VERDE - A cebolinha verde tem sabor mais acentuado que o da cebolinha francesa (?? Não conheço). Seu sabor fica ainda mais marcante quando cortada bem fininha. Contém vitaminas A e C e, por isso, é usada no combate das carências dessas vitaminas. Pode ser bem empregada em molhos em geral, patês, massas, omeletes, carnes, peixes e minestrone e na decoração de pratos, podendo também ser preparada refogada. (fonte: Site)

SALSA - A salsa ou salsinha pode ser empregada em qualquer tipo de prato, sendo tempero de carnes, legumes, saladas, sopas e molhos. É empregada também na ornamentação desses pratos. É rica em vitaminas A e C, além de apresentar outras vitaminas, como niacina, tiamina e riboflavina, e minerais como cálcio, fósforo, ferro, potássio e sódio.(fonte: Site)


quarta-feira, 18 de abril de 2012

Bolo de Banana, Canela e Castanha do Pará - de liqui


Virei fã de bolo de liquidificador!
Ou melhor, fã do meu bolo de liquidificador, porque ainda não experimentei outro...
Confesso que esse bolo foi uma das poucas unanimidades aqui em casa.
No café da manhã ouvi algumas vezes “ué o bolo acabou?” e olha que já havia acabado há uns dias... será que era indireta para fazer mais ??? Bom sinal...
Dessa vez resolvi arriscar uma modificação, assumo que não levei fé e separei a metade para a receita que já sabia que daria certo kkk
Meu pai havia dado a sugestão de fazer com nozes ou castanhas, como só tínhamos castanha do Pará fiz com ela mesma... acrescentei uma bananinha pra garantir o sucesso né?!
Dividi a receita ao meio... meio exato não, porque uma forma era menor que outra... então foi mais ou menos ao meio!
A receita do bolo foi a que já coloquei aqui
Relembrando com as modificações para o novo...

Ingredientes

3 ovos (peneirei pra tirar a pele da gema)
½ xíc. (chá) de óleo
½ xíc. (chá) de amido de milho
1 e ½ xíc. (chá) de açúcar
1 e ½ xíc. (chá) de farinha de trigo
½ xíc. (chá) de leite
1 col. (sopa) de fermento em pó
1 col. (chá) de canela
2 ou 3 bananas maduras amassadas (em muitas receitas de bolo de banana são utilizadas as nanicas, eu fiz com prata que era a que tinha aqui)
castanhas do pará picadinhas

 
Modo de Fazer

Bata tudo no liquidificador (misturei antes numa vasilha pra não forçar muito o liquidificador). Como li em várias receitas que o fermento deve ser colocado no final, fiz assim: deixei batendo tudo e depois coloquei o fermento e bati mais um pouco...
Leve ao forno pré-aquecido (180ºC) por aproximadamente 35 min.

Entrando no forno (o menor é o de banana com castanha) 




Saindo do forno

Fiz esse zoom pra comparar a textura dos dois bolos
De canela

 De canela, banana e castanha do Pará
 

 Finalizei com uma chuva de açúcar e canela (no bolo ainda quente)

Já disse que amei essa receita?
Minha próxima experiência será com nozes moídas, a próxima da próxima de goiabada, a outra de baunilha com gotas de chocolate...

Quando eu for avó essa será a minha receita!! Tá bom...falta alguns anos...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...